Você sabia que nove em cada dez pessoas com acesso à internet no brasil já receberam pelo menos um conteúdo falso sobre o coronavírus? e que as notícias falsas circulam 70% mais rápido do que as verdadeiras? a desinformação é um mal social que interessa a muita gente. pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS) possui ferramentas para tentar amenizar a desinformação do processo eleitoral e também entre adversários.
Fake News. O termo em inglês, se popularizou nos últimos anos no Brasil e significa notícia falsa. Com o advento das redes sociais, esse tipo de desinformação vem sendo propagado, com mais facilidade, no país e no mundo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elaborou uma série de mecanismos para tentar coibir que se espalhem essas notícias falsas, principalmente quando se trata do processo eleitoral. Segundo a analista judiciário do TER-MS e integrante do grupo de combate a desinformação do órgão, Kátia Souza, existem dois tipos de ferramentas. aquelas que servem para coibir ataques entre candidatos e aquelas que impedem desinformações da Justiça Eleitoral.
Confira abaixo outras informações sobre o assunto: