A Justiça Eleitoral de Três Lagoas iniciou o cadastramento biométrico dos eleitores do município. O novo sistema visa dar mais segurança no processo eleitoral porque permite a atualização de dados de todos os eleitores pela impressão digital. Até o momento cerca de 100 pessoas já foram cadastradas na biometria, nos cartórios da 51ª Zona Eleitoral e na 9ª Zona Eleitoral.
No entanto, o cadastramento ainda não é obrigatório e somente os eleitores que procurarem os cartórios eleitorais para fazer alistamento, transferência de título, segunda via e atualização de dados terão os dados biométricos coletados. A previsão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) é que até maio de 2018 todos os eleitores do município sejam recadastrados na biometria.
Três Lagoas possui atualmente 75,6 mil eleitores. Para fazer o cadastramento, eles deverão procurar os cartórios com um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título eleitoral. Eleitores do sexo masculino que irão solicitar o primeiro título devem apresentar, ainda, um documento que comprove a quitação militar. Conforme o TRE-MS, a carteira de motorista não é valida porque o documento não comprova a nacionalidade.