Veículos de Comunicação

3

Juventude do PMDB de MS divulga nota sobre aliança com o PT

Confira a nota na íntegra

O presidente da Juventude do PMDB em Mato Grosso do Sul, Ulisses Rocha, divulgou nota afirmando que a formação de alianças, com vistas às eleições de 2010, só devem ser definidas pela convenção nacional do partido.

O presidente diz que a juventude peemedebista não assina a declaração intitulada “Juventude e o Projeto Nacional”, elaborada após encontro em Brasília, no final de outubro. O seminário foi organizado pela Juventude do PT.

De acordo com Rocha, o projeto mencionado na carta “não contempla em sua totalidade os anseios da sigla, não representa a grande diversidade regional existente dentro do partido e não é visto como projeto da militância do PMDB”.


Veja íntegra da nota.

Alerta ao PMDB

Durante o seminário “Juventude e o Projeto Nacional”, que aconteceu em Brasília/DF nos dias 27 e 28 de Outubro, organizado pela Juventude do PT, fomos surpreendidos com a presença dos Deputados Federais Ciro Gomes (PSB-CE) e Ricardo Berzoini (PT-SP), Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, e do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

No encerramento do evento foi divulgada uma declaração do seminário Juventude e o “Projeto Nacional”, onde se destacam os seguintes pontos: um próximo mandato do campo nacional, popular e democrático; uma defesa laudatória das ações desenvolvidas pelo atual governo federal; o desejo de que a eleição presidencial de 2010 seja plebiscitária; e, o “clima de unidade das juventudes partidárias do campo nacional, popular e democrático que hoje impulsionam o governo do presidente Lula”.

O convite feito à juventude do PMDB não mencionava em nenhum momento a indicação de um parlamentar da sigla, bem como a presidente nacional do PMDB, para participar do referido seminário.

O que fica evidenciado é que o PT, sob os holofotes, negocia e é receptivo ao PMDB e, nos bastidores, trabalha contra o “parceiro”, simula concordância e ganha tempo. Esquece-se de que as desavenças estaduais não são nuvens passageiras e que a decisão sobre adesão ou candidatura própria é a Convenção Nacional em 2010.

Não somos signatários da declaração final do seminário Juventude e o Projeto Nacional, visto que esse projeto não contempla em sua totalidade os anseios da sigla, não respeita a grande diversidade regional existente dentro do partido e de fato não é o projeto da militância do PMDB.

Os núcleos do partido, diferentemente do que induzem a pensar alguns líderes e, diante da parcimônia de ações, vão realizar o Congresso Nacional dos Núcleos do PMDB no dia 02 de Dezembro em Brasília/DF, para anunciar o posicionamento das bases peemedebistas.

Vivemos a pós-modernidade. Todos os dias estamos diante de novos desafios, de novos problemas que exigem soluções e respostas rápidas. O PMDB deve estar na vanguarda dos anseios da sociedade brasileira, apresentando o seu programa de governo e a sua candidatura própria a Presidência da República. É isso o que vamos propor no Congresso dos Núcleos, a condição de construtores ao invés de simples contempladores.

E vamos defender nesse programa a consolidação das políticas públicas de juventude como política de Estado e a aprovação dos marcos legais da juventude brasileira: o projeto de emenda que inclui o termo juventude na Constituição Federal, o Plano Nacional de Juventude, que prioriza um conjunto de metas e objetivos a serem seguidos pelo país, e o Estatuto da Juventude, que garantirá os direitos da juventude brasileira, que são compromissos inalienáveis da Juventude do PMDB.