O presidente da JPSDB, grupo de jovens que atuam partidariamente no ninho tucano, e mais 32 membros desse segmento anunciaram em carta entregue na sexta-feira (27) à direção regional da sigla a renúncia de mandato de todos que assinam o documento e desfiliação coletiva do partido. O motivo seriam desacordos internos nessas eleições.
A debandada tucana acontece em período de véspera de campanha eleitoral. "Ressaltamos que a motivação para essa tomada de decisão foi pensada e discutida incansavelmente por todo o grupo, e se dá devido aos seguintes motivos", frisa a carta, elencando em seguida.
"A necessidade de viver novos desafios que o grupo deseja trilhar" foi o primeiro motivo apontado, enquanto "As dificuldades rotineiras na seara partidária, bem como a falta de valorização do grupo" foi o segundo motivo indicado no documento.
Durante a noite de sexta, a carta rodou em vários grupos de WhatsApp, levantando polêmica. O PSDB, do governador Reinaldo Azambuja, quer se manter no poder com Eduardo Riedel, ex-secretário de Governo e Gestão, além da ex-chefe da pasta de Infraestrutura. Até o momento, o PSDB não se manifestou sobre a desfiliação em massa.
"Nesta data o PSDB/MS perde a Juventude referência nacional e modelo de gestão em juventude partidária, e não foi por falta de tentativas nossas em contribuir, mas sim pelo descaso partidário com a juventude. Não havendo mais sentido e motivação para insistir, decidimos ser acolhidos em um espaço partidário onde a juventude será bem-vinda", frisa a carta.
ATUAÇÃO E DESTINO
Assinada pelo então presidente da JPSDB entre os anos de 2019 e 2022, Ítalo Marques Buarque Gusmão, a carta revela um sisma dentro do principal partido de Mato Grosso do Sul na atualidade. Ítalo era assessor de um dos principais líderes tucanos, inclusive no cenário nacional, o deputado federal Beto Pereira.
Ele atuou no gabinete de Beto durante o mandato do peessedebista como deputado estadual, exercida até 2018, e depois o acompanhou na mudança para Brasília (DF), em 2019, após ser eleito deputado federal nas eleições de outubro do ano anterior.
Além disso, Ítalo já foi visto em reuniões políticas recentes usando a camisa do União Brasil, ao lado da senadora Soraya Thronicke, que também preside a sigla em Mato Grosso do Sul, do vereador Alírio Villasanti, que é presidente do diretório campo-grandense, e do advogado Rhiad Abdulahad – todos esses faziam parte do PSL.
MAIS GENTE
Na lista aparece também o ex-subsecretário estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Diego Mariano da Silva Souza. Atualmente, ele consta como servidor comissionado da Câmara Municipal de Campo Grande, trabalhando como assessor parlamentar nível V da vereadora petista Camila Jara. Sua admissão consta desde 11 de maio.
Confira abaixo a lista completa de jovens desfiliados do PSDB:
1. Ítalo Marques Buarque Gusmão
2. Gustavo Futagami da Silva
3. Luiz Torchetti Neto
4. Jason Araujo Cardoso de Souza
5. Rômulo Fernando Cândido Mariano Machado
6. Diego Mariano da Silva Souza
7. Lucas da Silva Humberto
8. Jhonatan de Lara Gonçalves
9. Joaquim Cardoso da Silva Junior
10. Rafaella Cruz Rodrigues
11. Lucas José Bastos dos Santos
12. Fausto Junio Gudi Martinez
13. Marco Valério Silva Junior
14. Willian Moura Matias
15. Gabriel da Cruz Vieira
16. Edilson Cardozo Santos
17. Arlindo Ferreira Lopes
18. Hassan Fernando Mohamed Said Cavalcante
19. Victor Tiveron Leme da Costa
20. Maykon Felipe Leal Rodrigues Senossien
21. José Edson Oliveira Costa
22. Joilson Francelino Santana
23. Brendon Paniago dos Santos
24. Igor Leite Pacheco
25. Luis Fellipe de Melo Andrade
26. Bruna Gomes Pereira Orteza
27. Guilhrme Gomes Pereira Ortega
28. Marina Soares Bordon
29. Yan Wendel de Oliveira Müller
30. Dayane Ernestine Rosse
31. Nayara Cristina Paniago Teixeira
32. Ana Paula de Souza
33. Felipe Lourenço D. Silva