A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto que legaliza os bingos, videobingos e videojogos no país.
O projeto proíbe ainda apostas feitas por pessoas viciadas em jogos e que sejam cadastrados nacionalmente pelo governo.
Ainda de acordo com o texto aprovado pela comissão, as casas de jogos deverão estar localizadas a uma distância mínima de escolas.
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) chegou a apresentar um destaque para que fossem proibidos os jogos pela internet, inclusive com a punição das empresas de cartões de crédito que fazem essas operações. No entanto, a proposta foi rejeitada pela maioria dos parlamentares da comissão.
A votação foi acompanhada por representantes de diversas entidades que defendem a legalização dos jogos no país, como as de empresários e de trabalhadores do setor.
Apesar dos aplausos, a aprovação do projeto na comissão foi criticada por alguns deputados. “O Brasil já tem um elenco muito grande de jogos autorizados pela Caixa e o bingos já deixaram consequências nocivas para o país”, disse Hauly.
O projeto será encaminhado agora à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Depois, seguirá para apreciação no Senado.