O governo deverá decidir hoje (3) se retira o pedido de urgência para a votação dos projetos de lei sobre as novas regras de exploração do petróleo na camada pré-sal.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o Conselho Político para definir a questão.
Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, Lobão afirmou que os líderes partidários haviam concordado com o regime de urgência no início da semana.
“Agora, com algumas críticas da imprensa, alguns líderes mudaram de opinião, por isso o presidente convocou o conselho para que ele delibere novamente, e o governo acatará a decisão”, disse.
Lobão considera fundamental a urgência na votação da matéria, por causa da proximidade da campanha eleitoral, no próximo ano.
Além disso, ele explicou que as empresas que já obtiveram autorização para explorar algumas áreas do pré-sal podem retirar o petróleo que pertence à União, pois muitos dos poços já leiloados têm ligação com outros que ainda não foram licitados.
“É preciso votar com rapidez para que se estabeleça uma individualização da produção e cada um pegue o petróleo que lhe pertence”, afirmou.