O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (5), durante visita ao Tocantins, que as obras de infra-estrutura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contratem trabalhadores em mais de um turno, como forma de combater o desemprego provocado pela crise financeira global.
"O que tenho dito é que enquanto os paises ricos ainda não tomaram as medidas que deveriam tomar para resolver a crise, tenho pedido que todas as obras de infra-estrutura que puderem ser contratadas com dois turnos de trabalho, é importante. O que precisamos nesse momento é priorizar a criação de emprego no Brasil. E sobretudo na construção civil, que tem um potencial enorme de geração de emprego", disse.
Em entrevista concedida após a cerimônia de inauguração da hidrelétrica de São Salvador, Lula disse ter sido informado pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) que já há obras de sua pasta com trabalhadores contratados em dois turnos.
Para o presidente, que durante o discurso disse que "não há nenhuma razão para se temer a crise" no Brasil, a iniciativa é importante para que o país possa fazer "a travessia do primeiro e, se necessário, do segundo trimestre até que a economia se reestabeleça".