Veículos de Comunicação

3

Lula diz que Fundo de Participação dos Municípios não será menor que o de 2008

Segundo o presidente, a manutenção do volume de recursos repassado foi garantida porque há o entendimento de que é na prefeitura de cada município

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu  hoje (14), em Telêmaco Borba, que nenhum prefeito receberá este ano menos recursos do que recebeu  no ano passado do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

"O ano passado foi primoroso para o FPM, como foram os últimos cinco anos. As prefeituras acostumaram com crescimentos extraordinários e, com a crise, se assustaram. Só que, neste momento, todos têm que repartir prejuízos. O governo federal está perdendo também. Só que  tomamos medidas que nenhum prefeito esperava, que é garantir os recursos de 2008  e repor, mês a mês, o que necessitar. Não queremos ficar bem e os municípios ficarem mal”, disse Lula ao visitar a unidade de produção de papéis para embalagem da Klabin.

Segundo o presidente, a manutenção do volume de recursos repassado foi garantida porque há o entendimento de que é na prefeitura de cada município que chegam os primeiros problemas de um cidadão.  “Agora, perguntem a cada prefeito se, nos últimos dez anos, eles receberam a quantia de recursos dos últimos cinco anos?”, indagou Lula.


“Quando essa crise for debelada, podem acreditar, o Brasil vai dar um salto de qualidade em todos os setores, na frente de muitos países”, afirmou.