O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (6) que a violência é um problema de todos e que a responsabilidade de combatê-la não pode ser transferida apenas para os governantes. A afirmação foi feita durante o lançamento do programa Território de Paz em um bairro de Vitória (ES). O projeto é voltado para jovens entre 15 e 24 anos que vivem em condições vulneráveis.
“Antes do nosso governo a coisa mais habitual era um prefeito acusar o governador pela violência. O governador, para se livrar, acusava o presidente da República, que dizia que a responsabilidade era do estado. Acabamos com essa transferência de responsabilidade, o problema é de vocês, é meu, é do governador, do prefeito, do deputado, da igreja evangélica, da Igreja Católica”.
Durante o discurso, o presidente comentou o caso da menina de 9 anos que foi violentada pelo padrasto, em Recife, e ficou grávida de gêmeos. Após o caso ter sido descoberto, a menina recebeu medicamentos para ter a gravidez interrompida, o que gerou polêmica com a Igreja Católica que chegou a excomungar os envolvidos no aborto.
“Vocês viram esta semana em Recife, um padrasto violentou sexualmente uma menina de nove anos de idade, sabemos que isso acontece e sabemos que isso é um processo de degradação da estrutura da sociedade”.
A cerimônia marcou o lançamento do Território de Paz no bairro São Pedro, na cidade de Vitória (ES). A região receberá 29 projetos de enfrentamento à criminalidade articulados a ações sociais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Entres os projetos estão o de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, que atenderá 350 jovens, e o Mulheres da Paz, que selecionará 200 mulheres para atuarem na comunidade.