Veículos de Comunicação

3

Lula e Morales estão reunidos em Ladário

Na comitiva do presidente estão os ministros Nelson Jobim (Defesa), Tarso Genro (Justiça), Alfredo Nascimento (Transportes), Edison Lobão (Minas e Energia) e Miguel Jorge (Indústria e Desenvolvimento)

Os presidentes do Brasil e da Bolívia estão reunidos na sede do 6º Distrito Naval, em Ladário, depois de terem inaugurado, em Arroyo Concepcion, na Bolívia, obras do Corredor Rodoviário Interoceânico. Foram entregues 241,2 quilômetros de estradas asfaltadas. Desse total, 139,2 quilômetros ligam as cidades de Arroyo Concepcion e El Carmen, e 102 quilômetros formam o trecho El Carmen-Roboré. Lula e Evo Morales estão em encontro privado, que será seguido de uma reunião mais ampla, com as comitivas dos dois países.

O governador André Puccinelli acompanha os presidentes. Às 10 horas ele recebeu o presidente Lula, em Corumbá, e seguiu com ele até Bolívia. Na comitiva do presidente estão os ministros Nelson Jobim (Defesa), Tarso Genro (Justiça), Alfredo Nascimento (Transportes), Edison Lobão (Minas e Energia) e Miguel Jorge (Indústria e Desenvolvimento).

A pavimentação rodoviária é parte do projeto conjunto dos governos do Brasil, Bolívia e Chile de formação de um corredor ligando, por terra, os oceanos Atlântico e Pacífico. Além de ampliar as opções brasileiras e chilena, o corredor cria para a Bolívia, situada no meio do continente e sem acesso ao litoral, saídas para o mar.

Ladário

O governador André Puccinelli chegou ao 6º Distrito Naval no mesmo carro que o presidente Lula, por volta de 12h15. Juntos, foram recebidos pelo comandante Cezar Sidonio Daiha Moreira de Souza, ouviram a execução do Hino Nacional e o presidente passou em revista a tropa. Evo Morales chegou cerca de 20 minutos depois

 

A visita presidencial transformou a quinta-feira (15) em um dia de gala na sede da Marinha. Por todo o complexo, fuzileiros navais, em trajes oficiais, ocupam as alamedas.

 

Está previsto para depois do término das reuniões a emissão de comunicados à imprensa boliviana e brasileira a respeito das discussões encaminhadas.