O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 2h da manhã de hoje (8) a Montevidéu, para participar da 38ª Cúpula do Mercosul. Presidentes dos quatro países do bloco, da Venezuela, além de representantes dos outros cinco países associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) participam nesta manhã do encontro a partir das 9h30, no Edifício Torre Ejecutiva, no centro da cidade.
Entre os temas que deverão ser tratados no encontro estão a execução de projetos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), destinado a financiar projetos em áreas menos desenvolvidas do bloco, e a ampliação do Sistema de Pagamento em Moedas Locais, que substitui o dólar por moedas dos próprios países do bloco nas trocas comerciais. O Brasil já usa o sistema nas transações com a Argentina e o Uruguai deve ser o próximo a adotar o sistema na balança comercial com o Brasil.
Também estão previstas negociações sobre a conclusão da 7ª Rodada de Liberalização do Comércio de Serviços entre os estados membros, o Fundo de Agricultura Familiar, o início do funcionamento do Instituto Social do Mercosul, o incentivo a pequenas e médias empresas e a implantação da eleição direta para escolher os representantes do Parlamento do Mercosul.
No final da reunião, o Uruguai passará a presidência rotativa do bloco para a Argentina, que comandará o Mercosul durante todo o primeiro semestre de 2010.