Veículos de Comunicação

Resultado

Lula governará o Brasil e Riedel MS

No último domingo, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República e Eduardo Riedel, governador

Eleitos > Neste domingo tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023 - Divulgação
Eleitos > Neste domingo tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023 - Divulgação

No último domingo (30), milhões de brasileiros foram às urnas para eleger presidente da República, e em Mato Grosso do Sul, o governador. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito pela terceira vez presidente da República com 60.345.999 de votos. Ele venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que recebeu 57.797.847 de votos. Essa foi a eleição mais disputada desde a redemocratização do país. 

Em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi eleito governador com 808.210 votos, o que corresponde a 56,90% dos votos válidos. Capitão Contar do PRTB que havia vencido no primeiro turno, neste segundo, obteve 612.113 votos, o correspondente a 43,10% dos votos válidos. A diferença foi de 196.097 votos. Neste segundo turno, foram 88.228 votos nulos e brancos somaram 39.059 votos.

Durante discurso, Lula disse que a vitória é de todos que “amam a democracia e querem um país mais justo”.  “Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país, e que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro.  Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, declarou Lula.

Já o governador eleito de MS, Eduardo Riedel, destacou que essa foi uma disputa acirrada, com muitos políticos de peso concorrendo e que no segundo turno, o acirramento foi ainda maior. “Agora é arregaçar as mangas e trabalhar pelo Mato Grosso do Sul.

GOVERNADOR ELEITO

Eduardo Correa Riedel nasceu no Rio de Janeiro. Tem 53 anos. É casado com Mônica Riedel com quem tem 2 filhos. 

 Riedel começou sua carreira política no Sindicato Rural de Maracaju , chegando à presidência da entidade em 1999. Também presidiu a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Depois, assumiu a diretoria da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

Por seis anos, foi secretário estadual de Gestão Estratégica, entre o primeiro e o segundo mandato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Depois, tornou-se secretário estadual de Infraestrutura, função em que permaneceu até maio deste ano, quando deixou o cargo para disputar o governo do Estado. Neste ano, disputou sua primeira eleição.

Riedel vence em 72 cidades, inclusive em Três Lagoas 

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi o mais votado em 72 dos 79 municípios do Estado. Capitão Contar (PRTB), candidato derrotado no segundo turno, ficou em primeiro em apenas 7 municípios do Estado. 

No segundo turno, Riedel conseguiu virar o resultado do primeiro, inclusive em Três Lagoas. No dia 2 de outubro, tinha conquista no município 15.503 votos, contra 18.648 de Contar. No segundo turno, no entanto, Riedel dobrou a votação em Três Lagoas e ficou em primeiro com 32.011 votos, contra 27.090 votos de Contar.

Além de Três Lagoas, Riedel venceu nos demais municípios: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo,Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina. 

Contar venceu em: Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Jardim, Ivinhema e Naviraí.