O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, na quinta-feira (15) à noite, à Venezuela, para uma visita na qual tratará de assuntos bilaterais com seu colega, Hugo Chávez. Ele foi recebido pelo chanceler venezuelano Nicolás Maduro.
No encontro entre Chávez e Lula, ontem (16) em Maracaibo, cidade localizada a cerca de 500 km ao oeste de Caracas, os dois presidentes definiram a agenda de trabalho para 2009 e aproveitaram a oportunidade para discutir opções que permitam reduzir o déficit comercial venezuelano com o Brasil.
Chávez e Lula analisaram projetos de longo prazo, em especial nas áreas de capacitação agrícola e industrial, além de planos de prestação de serviços bancários a setores de baixa renda. Segundo fontes brasileiras, também fizeram parte dos temas tratados a associação de ambos os países no setor energético, no qual se destaca a construção de uma refinaria binacional em Pernambuco.
Além disso, foram discutidas questões como a integração fronteiriça, e ambos os dirigentes examinaram assuntos regionais e internacionais, como a integração plena da Venezuela ao Mercosul, que aguarda aprovação nos Parlamentos do Brasil e do Paraguai.
3