Veículos de Comunicação

Impeachment

Maioria dos senadores discursa pelo afastamento de Dilma

Caso senadores confirmem posição em votação, logo mais presidente será afastada por 180 dias

Sessão para votação do Impeachment  de Dilma começou ontem de manhã e só terminará nesta quinta com votação  - Senado
Sessão para votação do Impeachment de Dilma começou ontem de manhã e só terminará nesta quinta com votação - Senado

Depois de mais de 15 horas de sessão, a maioria dos senadores discursou pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Se comprovado na votação os discursos dos parlamentares, haverá votos o suficiente para o afastamento de Dilma pelo prazo de 180 dias.

Dos 71senadores que discursaram, 50 falaram que votam a favor da abertura do processo de impeachment, 20 contra e um indefinido. A previsão é de que 78 senadores estejam presentes na votação, prevista para ocorrer em instantes e será feita no painel eletrônico.

Para a abertura do processo de impeachment é necessário maioria simples- metade mais um- presentes no plenário para garantir a admissibilidade do processo. Casos os 81 senadores estejam presentes, são necessários, pelo menos, 41 votos para que o impeachment tenha continuidade ou arquivado.

Depois dos discursos dos senadores, foi a vez do relator do processo de impeachment,  Antonio Anastasia (PSDB-MG) se pronunciar, e por último a defesa da presidente da República, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.