Depois de mais de 15 horas de sessão, a maioria dos senadores discursou pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Se comprovado na votação os discursos dos parlamentares, haverá votos o suficiente para o afastamento de Dilma pelo prazo de 180 dias.
Dos 71senadores que discursaram, 50 falaram que votam a favor da abertura do processo de impeachment, 20 contra e um indefinido. A previsão é de que 78 senadores estejam presentes na votação, prevista para ocorrer em instantes e será feita no painel eletrônico.
Para a abertura do processo de impeachment é necessário maioria simples- metade mais um- presentes no plenário para garantir a admissibilidade do processo. Casos os 81 senadores estejam presentes, são necessários, pelo menos, 41 votos para que o impeachment tenha continuidade ou arquivado.
Depois dos discursos dos senadores, foi a vez do relator do processo de impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG) se pronunciar, e por último a defesa da presidente da República, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.