As urnas eletrônicas para as eleições de 2018 já começaram a ser preparadas, em Três Lagoas. Funcionários dos dois cartórios eleitorais – 51ª e 9ª Zonas – lacraram os equipamentos para garantir a segurança na hora da votação, que ocorrerá em 7 de outubro. Esse é um dos últimos passos antes do pleito e, neste ano, 307 mil urnas foram disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
Os lacres começaram a ser colocados no início da semana e a ação deverá encerrar nesta sexta-feira (27). Em pequenos cartões de memória inseridos nos equipamentos estão os dados dos quase 77.800 eleitores de Três Lagoas e de todos os candidatos à presidência, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
São feitos testes de funcionamento, como o de vídeo, de teclado, alto-falante, áudio, bateria, biometria e impressora. Depois desses procedimentos, a urna é lacrada. A chefe da 51ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Juliane Guimarães, explicou que após os dados serem transferidos, os técnicos colocam um lacre em todas as entradas de acessos de mídia. A fita contém uma marca que só fica visível se alguém tentar violá-la. “Isso facilita na identificação de uma eventual fraude”, pontuou.
Três Lagoas tem 271 sessões eleitorais e serão disponibilizadas 36 urnas extras, caso ocorra algum problema nos locais de votação. Também oito urnas de lona para o voto em cédulas de papel.