Faltam apenas quatro dias para as eleições 2020 e as urnas eletrônicas já estão sendo lacradas, em Três Lagoas. Ao menos 328 equipamentos serão utilizados para a votação, no domingo (15), e mais 39 urnas extras foram enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), caso seja necessário a troca.
Funcionários dos dois cartórios eleitorais – 51ª e 9ª Zonas – lacraram os equipamentos para garantir a segurança na hora da votação. Esse é um dos últimos passos antes do pleito e, neste ano, 84 mil eleitores estão aptos a votar na cidade.
Os lacres começaram a ser colocados no início da semana e a ação deverá encerrar nesta quarta-feira (11). Em pequenos cartões de memória inseridos nos equipamentos estão os dados dos eleitores de Três Lagoas e de todos os candidatos a prefeito (7) e vereador (285).
São feitos testes de funcionamento, como o de vídeo, de teclado, alto-falante, áudio, bateria, biometria e impressora. Depois desses procedimentos, a urna é lacrada. A fita contém uma marca que só fica visível se alguém tentar violá-la.
Três Lagoas tem 285 sessões eleitorais e 31 locais de votação. Neste ano, 1.500 pessoas, entre servidores e mesários, vão trabalhar vão trabalhar no pleito.
Confira a reportagem abaixo: