Veículos de Comunicação

Pandemia

Mais dois municípios pedem prorrogação do estado de calamidade pública em MS

Ao todo, 16 cidades prorrogaram situação até junho deste ano, em decorrência da pandemia

Assembleia Legislativa recebeu solicitações na última terça-feira (20). - Foto: Alems
Assembleia Legislativa recebeu solicitações na última terça-feira (20). - Foto: Alems

Os municípios de Pedro Gomes e Rio Negro solicitaram a prorrogação de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus. Os pedidos foram entregues à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Ambos os pedidos levam em consideração os impactos negativos da pandemia, o aumento no número de casos da doença e o plano nacional de vacinação.

Segundo os textos dos projetos de lei 129/2021 e 22/2021, os efeitos do reconhecimento da situação de calamidade se estende até o dia 30 de junho deste ano.

Caso seja reconhecido, os municípios ficam autorizados a abrirem crédito extraordinário, além de estarem dispensados e atingir os resultados fiscais, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000).

Ao todo, 16 municípios já tiveram o estado de calamidade pública prorrogado. São eles: Campo Grande, Rio Brilhante, Ivinhema, Naviraí, Terenos, Ladário, Costa Rica, Batayporã, Laguna Carapã, Douradina, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso e Glória de Dourados.