A senadora Marina Serrano (PSDB- MS) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (19), a realização de amplos debates para se discutir as causas do recente "apagão" que deixou sem energia elétrica 18 estados brasileiros. A senadora assinalou que a identificação dos possíveis erros e problemas ocorridos é a melhor maneira de evitar novos cortes de luz e de aprimorar o sistema.
Marisa Serrano criticou a atual estratégia política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de se comparar à administração de Fernando Henrique Cardoso, dizendo que "enveredar para discussões sobre o passado, comparando dados sobre momentos e realidades diferentes, não ajudará em nada a projetar o futuro".
– O que o povo brasileiro quer é olhar para frente, conhecer as propostas de construção do futuro, superar as desigualdades sociais, melhorar a qualidade da saúde e da educação e estabelecer pontos de referência que assegurem a manutenção de um processo contínuo e permanente de desenvolvimento sustentável – disse ela,
Na opinião de Marisa Serrano, a comparação do governo Lula com o de Fernando Henrique Cardoso é inadequada, em razão do tempo decorrido.
– Como comparar momentos tão distantes quando sabemos que a economia, a tecnologia, os conceitos e as reformas dos sistemas mudam cada vez mais rapidamente? Vivemos um mundo que se liquefaz a cada instante. O que ontem era novidade hoje não significa mais nada. Por isso, comparar governos desejando congelar o tempo é um exercício de ilusionismo – afirmou.