Veículos de Comunicação

3

Marisa Serrano presidirá comissão das Metas do Milênio

A relatoria será feita pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que requereu a criação do colegiado

-
-

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e o senador Augusto Botelho (PT-RR) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Temporária de Acompanhamento das Metas do Milênio, instalada na tarde desta quarta-feira (16). A relatoria será feita pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que requereu a criação do colegiado. A comunicação foi feita em Plenário pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Segundo Marisa Serrano, "a comissão dará um norte para o país" e permitirá que o povo participe desse processo, acompanhando se o Brasil está de fato investindo em áreas fundamentais.

A comissão tem a finalidade de acompanhar as ações do governo federal no que se refere ao cumprimento das Metas do Milênio – conjunto de objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Declaração do Milênio. O documento foi assinado em 2000, por 189 países, que devem, em 2015, apresentar relatório sobre as metas que conseguiram atingir.

As metas propostas pela ONU, que adotam como parâmetro os índices de 1990, são a erradicação da pobreza e da fome, com redução da proporção da população mundial com renda inferior a um dólar por dia e, pela metade, do número de pessoas que passam fome; a garantia de que todas as crianças concluam o ensino básico; a eliminação da disparidade entre os sexos; a redução em dois terços da mortalidade de crianças menores de 5 anos; a contenção da propagação da Aids, da malária e de outras doenças; a garantia da sustentabilidade ambiental, com redução de 50% do número de pessoas sem acesso à água potável; e a melhoria das condições de vida dos moradores de favelas. Informações sobre a Declaração do Milênio podem ser adquiridas na página do Ministério das Relações Exteriores na internet.

Valter Pereira destacou que o Brasil está entre os países que podem contribuir de forma decisiva para a meta de redução da fome em 50%, bem como de outros problemas sociais contemplados nas metas propostas pela ONU.

A senadora Kátia Abreu disse considerar a redução da fome como a meta mais importante que o Brasil pode cumprir até 2015. A parlamentar disse, durante a reunião que instalou a comissão temporária, que cerca de um bilhão de pessoas passam fome no mundo, das quais 22 milhões estariam no Brasil.