O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigiu ontem (20) a tradicional reunião de coordenação política e voltou a afirmar para os ministros que pretende anunciar até o final da próxima semana novas medidas econômicas anticrise. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, essas medidas estão sendo discutidas nos ministérios da área econômica e devem ter como foco principal a construção civil.
Outros segmentos que empregam mão de obra ostensiva também podem ser beneficiados. Durante a reunião, Lula relatou aos ministros a reunião de mais de três horas que manteve com as seis centrais sindicais do país na segunda-feira (19). Segundo auxiliares do presidente, ele contou aos principais ministros do governo as reivindicações dos sindicalistas e pediu providências em relação a algumas delas.
Lula deve se reunir hoje (21) com os presidentes dos bancos públicos para tratar do “spread” bancário e sobre a liberação de crédito para as empresas. Segundo os sindicalistas, banqueiros de instituições privadas também seriam convidados para o encontro. Contudo, o Palácio do Planalto não confirma essa informação.