Veículos de Comunicação

3

Ministro destaca o MS como exemplo de recuperação da crise

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou ontem (11) que Mato Grosso do Sul é um dos seis estados do Brasil que já demonstra sinais de recuperação diante o impacto da diminuição de desemprego. Um dos fatores que contribui para a recuperação do Estado diante a crise global foi o pacote lançado pelo governador André Puccinelli, no início de dezembro, que trouxe reflexos imediatos na economia da Capital e dos municípios do interior. O ministro destacou que o aumento da oferta de empregos ocorreu principal nas áreas da agricultura, construção e serviços.
Os estados destacados pelo ministro compreendem somente a região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás). A nível nacional, Carlos Lupi lembrou que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro ainda vão mostrar queda no emprego com carteira assinada, mas que não serão tão ruins como os divulgados em dezembro. O levantamento oficial de janeiro ainda não foi divulgado.
Desde novembro, o governador André Puccinelli,  preocupado com a crise econômica mundial e seus reflexos em Mato Grosso do Sul, adotou uma série de medidas para garantir a geração de emprego e renda, evitando a retração do mercado em diversos setores, envolvendo principalmente o comércio, frigoríficos e construção civil.
As ações pontuais envolvendo a folha de pagamento dos servidores do Estado, somadas às medidas específicas para atender os empresários, garantiram estabilidade econômica em Mato Grosso do Sul. Os decretos assinados em novembro e no início de dezembro, trouxeram ânimo à classe empresarial.
A dilatação do prazo para o pagamento do ICMS foi uma das medidas mais comemoradas pelos empresários do Estado. Nos próximos seis meses, os empresários contam com 10 dias a mais para recolher o tributo." Estudamos o que era possível fazer e  o máximo que o Estado suporta", lembra o governador.