Amigos e companheiros da jornada política do governador José Garcia Neto vão realizar hoje (28), em Campo Grande, missa na Capela do Instituto Missionário São José, às 17h, em sua homenagem. Ele morreu aos 87 anos vítima de acidente vascular cerebral, no dia no último dia 20. Seu corpo foi enterrado em Cuiabá.
José Garcia Neto foi o último governador de Mato Grosso antes de ocorrer a divisão, que originou o estado de Mato Grosso do Sul. Ele nasceu em Sergipe, formou-se em Engenharia Civil, em 1944, mas teve atuação política em Mato Grosso, onde foi governador entre os anos de 1975 a 1978., Migrou para o Estadoo como professor da professor da Escola Técnica de Cuiabá e sócio de uma construtora, além de ter dirigido o Departamento de Obras.
Em 1954 foi eleito prefeito de Cuiabá pela UDN exercendo cumulativamente o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Amazônia Mato-Grossense e em 1960 foi eleito vice-governador do estado (UDN) na chapa de Correia da Costa para um mandato de cinco anos. Filiado a ARENA foi eleito deputado federal em 1966 e 1970 e em 1974 foi indicado governador de Mato Grosso pelo presidente Ernesto Geisel. Durante a passagem de Garcia Neto pelo Palácio Paiaguás o governo federal sancionou a lei que criou o estado de Mato Grosso do Sul.