O senador Waldemir Moka (PMDB) destaca a aprovação pelo Governo federal de R$ 68 milhões para investimentos em obras de saneamento básico em Mato Grosso do Sul. Os recursos fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A relação dos 26 municípios selecionados pela Fundação Nacional de Saúde foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (8).
De acordo com Moka, os investimentos em saneamento básico são os mais importantes porque geram benefícios a todas as parcelas da sociedade, principalmente para as crianças. O senador explica que as péssimas condições de vida afetam o crescimento físico e mental das crianças.
“A falta de saneamento básico aumenta o risco de doenças, além de causar impacto à natureza. E isso acaba contribuindo para sobrecarregar o sistema de saúde, pois grande parte dos problemas que afetam a população é provocada pelas péssimas condições de saúde”, argumenta o senador, que é médico.
Os municípios selecionados foram Camapuã, Ivinhema, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Jateí, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Antonio João, Aquidauana, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Nioaque, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Selvíria.