Veículos de Comunicação

3

MP pede impugnação de três candidatos em Aparecida do Taboado

Em Três Lagoas, nenhum pedido de impugnação foi registrado na Justiça Eleitoral

O Ministério Público, através do promotor Eleitoral, Oscar de Almeida Bessa Filho, pediu a impugnação de três candidatos no município de Aparecida do Taboado. Segundo informações da equipe de reportagem da Cultura FM desse município, as impugnações foram requisitadas contra dois pré-candidatos a vereador e um que concorreria ao cargo de prefeito.

Em entrevista concedida ao programa RCN Notícias de Aparecida do Taboado, o promotor de Justiça explicou que o candidato a vereador Adelcino Barbosa da Silva (PMDB), da coligação “Aparecida em Boas Mãos”, foi impugnado por possuir grau de parentesco com o prefeito de Aparecida, André Alves Ferreira, que concorre à reeleição. “Nossa análise ainda é uma prévia, de acordo com o nosso entendimento e, obviamente, com a Lei. Cabe à Justiça Eleitoral emitir o parecer definitivo. Em relação a esse caso, o pretenso candidato é cunhado de outro político do município. Por isso, não poderia ser pré-candidato”, disse.

A segunda impugnação é a do candidato Jean Paulo Vieira Lelis, do PR. Segundo o promotor, o candidato não respeitou o prazo mínimo de filiação antes de uma eleição, que é de um ano. 

Já a terceira impugnação solicitada pela Promotoria foi a do candidato à Prefeitura de Aparecida do Taboado, Djalma Lucas Furquim (ex-prefeito), do PDT. Um dos motivos do pedido de impugnação está relacionado às contas rejeitadas pelo TCE, referentes ao exercício do mandato em 2008, o que gerou duas ações do MP, uma por improbidade administrativa e uma ação penal. 

“Esse é o nosso dever constitucional: Fortalecer a democracia. Trazer lisura ao processo eleitoral, a igualdade entre as partes e garantir o cumprimento da lei. Em especial a Lei da Ficha Limpa que será o grande desafio da Justiça Eleitoral neste ano”. Conforme Bessa, agora, os três candidatos terão prazo para contestar a ação e juntar documentos pertinentes para a defesa. 

Em Três Lagoas, nenhum pedido de impugnação foi registrado na Justiça Eleitoral até o fechamento desta edição.