O democrata Murilo Zauith cresceu nove pontos percentuais na pesquisa do instituto Ibrape, divulgada hoje pelo jornal Correio do Estado, e embolou a disputa pela segunda vaga ao Senado.
Murilo tinha 25% das intenções de voto no levantamento realizado entre os dias 17 e 19 deste mês. Na pesquisa atual, cujos dados foram colhidos nos dias 26 e 27, ele figura com 34%.
Ele deflagrou sua campanha com 18% das intenções de voto, chegou a junho com 23% e apareceu com 24% um mês depois. Manteve o índice em agosto e subiu um ponto na pesquisa feita na metade deste mês.
O candidato Waldemir Moka, do PMDB, manteve os 38% registrados na última sondagem e o pedetista Dagoberto Nogueira oscilou negativamente de 38% para 37%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados. Ou seja, tudo pode acontecer nesta reta final de campanha em relação à segunda vaga de senador.
O senador Delcídio do Amaral (PT) é o único por enquanto com a reeleição assegurada. Ele está disparado na dianteira com 66% das intenções de voto, dois pontos percentuais a mais que no levantamento passado. Jorge Batista, do PSOL, não está mais na disputa, mas aparece na pesquisa com 1% das intenções de voto.
Delcídio é o menos rejeitado, com 7%, seguido por Murilo, com 13% e de Dagoberto e Moka, empatados com 24%.
A pesquisa foi realizada com 2.720 eleitores em 8 regiões do Estado e foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 40739/2010.