A presidente Dilma Rousseff, que chegou à França na tarde desta terça-feira (1º), dá início nesta quarta (2) à preparação para a cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O encontro será realizado em Cannes, no sul do país, a partir de quinta (3).
Antes, porém, em seu primeiro dia na França, Dilma terá audiências bilaterais com a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, com o diretor-geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Juan Somavía, e com o presidente da China, Hu Jintao.
Acompanham a presidente na viagem os ministros da Fazenda, Guido Mantega, das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas.
Na quinta e na sexta-feira (4), os chefes de Estado e de Governo do G20 se reunirão em sete sessões de trabalho, nas quais serão discutidos temas como a crise financeira internacional, crescimento econômico, geração de emprego, reforma do sistema monetário, comércio internacional, regulação financeira, mudança climática e governança global.
A presidente só deve retornar ao Brasil no sábado (5).