Com a adesão de dois partidos nanicos à sua coligação, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ganhou nesta quinta-feira (1º) 25 segundos no horário eleitoral gratuito e ampliou sua vantagem em relação ao candidato tucano, José Serra. Ela terá 42% do tempo destinado à propaganda dos presidenciáveis e ele, 29%.
Graças aos reforços de última hora do PSC e do PTC, Dilma terá dez minutos e 30 segundos em cada bloco de 25 minutos no rádio e na TV. Já Serra ficará com 7 minutos e 11 segundos no chamado palanque eletrônico. A candidata Marina Silva, do PV, terá 1 minuto e 17 segundos.
Os presidenciáveis ocuparão a televisão às terças, quintas e sábados, das 13 horas às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Além disso, eles aparecerão em inserções de 30 segundos ao longo da programação das emissoras – nesse caso, também vale a distribuição proporcional de 42% para Dilma e 29%, para Serra.
O tempo é dividido com base em dois critérios: 1/3 igualmente entre todos os candidatos e 2/3 de acordo com o tamanho das bancadas de cada coligação na Câmara dos Deputados.