Veículos de Comunicação

3

Netbooks adquiridos pela prefeitura continuam no almoxarifado de TL

Previsão era de que fossem utilizados por alunos no segundo semestre de 2012

Computadores  portáteis servirão como ferramenta de estudo para alunos da rede municipal - Divulgação
Computadores portáteis servirão como ferramenta de estudo para alunos da rede municipal - Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação ainda não providenciou a entrega e instalação de todos os netbooks,adquiridos em 2012 pela Prefeitura de Três Lagoas, através de financiamento concedido pelo governo federal através do programa “Um computador por Aluno” (PROUCA).

Os computadores estão há três anos armazenados no almoxarifado da prefeitura e, até a presente data, não foram destinados para os alunos da rede municipal de ensino. A previsão era de que fossem utilizados por alunos no segundo semestre de 2012, uma vez que o convênio entre a prefeitura e Caixa Econômica Federal foi assinado em maio do mesmo ano. Ao todo, foram adquiridos 3.070 computadores portáteis pelo valor de R$ 1.056,632, 60.

Depois que os computadores foram adquiridos é que a Secretaria Municipal de Educação percebeu que haveria a necessidade de adaptação na parte estrutural das escolas, como por exemplo,armários para guardar os equipamentos, além de adequação da rede elétrica em salas de aulas e instalação da rede de internet nas escolas. Os computadores serão utilizados pelos alunos do 3° ao 9º da rede municipal de ensino.

No final do mês de março deste ano, depois de uma reportagem sobre os computadores que estavam armazenados em almoxarifado, a Secretaria de Educação distribuiu alguns computadores.  A primeira escola a receber os netbooks foi a Élson Lot Rigo. No entanto, até hoje, os alunos ainda não estão utilizando os 80 computadores, porque a ainda não concluíram as adaptações necessárias. Em relação aos demais equipamentos , a Secretaria Municipal de Educação informou que na próxima semana irá definir um cronograma para a entrega dos demais netbooks. E que as adaptações necessárias nas escolas não foram feitas, porque depende da liberação de recursos por parte da Secretaria de Finanças.

O PROUCA é um projeto do governo federal que permite aos municípios financiar a aquisição de computadores para os alunos da rede pública. O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.