Veículos de Comunicação

3

No Brasil, Hillary Clinton visita o Congresso e se reúne com Lula

Em seguida, às 11h30, Hillary vai ao Itamaraty para reunião e almoço com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim

Em visita de apenas um dia ao Brasil, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visita nesta quarta-feira, às 9h, o Congresso Nacional, onde conversará com os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney.

Em seguida, às 11h30, Hillary vai ao Itamaraty para reunião e almoço com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Eles assinarão memorandos de entendimento sobre questões de gênero e mudanças climáticas entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a United States Agency for International Development (Usaid).

No encontro, Será examinado ainda o estabelecimento do Diálogo de Parceria Global entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê reuniões anuais dos dois ministros. Depois das reuniões com o ministro, a secretária concede entrevista coletiva, marcada para as 14h.

Logo depois, às 15h, Hillary será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão tratados assuntos como o programa nuclear do Irã, que conta com o apoio brasileiro, mas é alvo de suspeitas dos Estados Unidos de camuflar a fabricação de armas nucleares.

Outra questão relevante que deve ser discutida com Lula e seus assessores é a compra de 36 aviões-caça pelo governo brasileiro. A Boeing, uma empresa americana, disputa a venda com outras duas, Dassault (França) e Saab (Suécia). Também deve ser debatido com o presidente Lula questões políticas sobre a Venezuela, Bolívia e Cuba, que têm uma relação delicada com os Estados Unidos.

Na noite desta quarta-feira, Hillary estará em São Paulo, onde participará de um encontro-entrevista na Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares). A platéia será composta majoritariamente por jovens, mas contará também com representantes de ONGs, instituições educacionais, intelectuais, empresários e representantes do governo.

Giro

O avião que trouxe a secretária de Estado norte-americana, pousou às 18h40 desta terça-feira na Base Aérea de Brasília.

A aeronave decolou de Santiago, capital do Chile, onde Hillary se reuniu com a presidente do país, Michelle Bachelet, para tratar do eventual apoio que o governo americano dará às vítimas do terremoto do último sábado (27), que matou pelo menos 795 pessoas.

Na segunda-feira (1º), Hillary se encontrou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires. O principal tema da reunião foi a nova etapa da disputa entre Argentina e Inglaterra pelo controle das ilhas Malvinas. O governo do presidente Barack Obama poderá ser o intermediário nas negociações entre os dois países.

Do Brasil, ela segue para à Costa Rica, onde se reunirá com o presidente Oscar Arias e com a presidente eleita Laura Chinchilla.