Além de conquistar a Prefeitura de Três Lagoas nas eleições deste ano, o PSDB deve emplacar também a presidência da Câmara da cidade. O advogado André Luiz Bittencourt (PSDB), de 33 anos, deve ser anunciado na próxima semana presidente do Legislativo para o período de 2017/2018. Embora a eleição ocorra apenas em 1º de janeiro do ano que vem, o anúncio deve ser antecipado porque Bittencourt teria conseguido o apoio da maioria dos vereadores.
Embora não confirme, a reportagem apurou que André já conseguiu assinaturas em número suficientes. Os cinco cargos da mesa diretora do Legislativo estão em discussão nessa negociação que começou na semana passada, após a eleição.
André foi eleito pela primeira vez com 1.072 votos e contou com o apoio do prefeito eleito, o ainda deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), de quem é assessor parlamentar. Ainda na campanha já se comentava de que, se eleito, Guerreiro planejava eleger o assessor para o cargo. O prefeito eleito, porém, declarou que não pretendia interferir.
Bittencourt disse que ainda negocia com os vereadores a composição da mesa, mas acredita que na segunda ou terça-feira deve convocar uma coletiva de imprensa para o anúncio.
Além de Bittencourt, os vereadores Antônio Rialino (PTdoB), Sirlene “da Saúde” dos Santos Pereira e o atual presidente Jorge Aparecido de Queiroz, o Jorginho do Gás (PSDB), pleiteavam o cargo. Todos são da coligação que elegeu Guerreiro e 13 vereadores. A reportagem apurou que Jorginho desistiu e já declarou apoio a Bittencourt.
O próximo presidente da Câmara terá orçamento de R$ 17 milhões no próximo ano. Embora novato na política, o vereador eleito disse que tem conhecimento técnico do Legislativo e “vontade para aprender”.
Adiantou que, se eleito, pretende “olhar para o coletivo na Câmara e fazer uma gestão parceira da futura administração, sempre pensando da população”.