Mais um projeto para atender crianças e adolescentes e prepará-los para um futuro melhor e mais seguro foi defendido pelo vereador Professor Nuna Viana, na última sessão da Câmara Municipal. Depois de elaborar proposta que gerou o Projeto Bombeiros do Amanhã, já em funcionamento, Nuna está organizando a implantação do "Projeto Guarda de Trânsito Mirim", com objetivo de oferecer mais um mecanismo para tirar meninos e meninas do risco e de proporcionar educação duradoura para o trânsito.
"A cada dia, o trânsito está ficando mais violento, em nossas cidades e rodovias, com perdas de vidas e prejuízo em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergência. Sem contar o sofrimento das famílias e de toda a sociedade", avaliou o vereador.
Segundo informou, o projeto já foi discutido e aprovado pelo comando da Polícia Militar no município, restando agregar outros parceiros na iniciativa privada e definir se a prefeitura poderá encampar a ideia e seus custos.
Neste caso, Nuna afirmou que, após discutir o assunto com a administração municipal, poderá elaborar e encaminhar ao Legislativo um projeto de lei autorizativo, como ocorreu com o Bombeiros do Amanhã.
A sugestão é de que a Secretaria de Educação e Cultura, junto com a PM, execute o projeto com diversos parceiros e os guardas mirins possam ser educados e preparados para atuar como agentes multiplicadores das atividades desenvolvidas, difundindo o conhecimento adquirido para a família, para a sociedade e para a escola.
Além das aulas de educação para o trânsito, os alunos terão acompanhamento escolar, noções de primeiros-socorros, ética e civismo, educação ambiental, anti-drogas, sexual e religiosa e participarão de atividades extra-classe, com a realização de blitze, por exemplo.
Eco-Troca
Na última semana, o vereador Professor Nuna Viana também participou de uma reunião com o Eco-Agentes, grupo formado pela sociedade civil e que visa discutir e difundir questões sócios-ambientais de Três Lagoas.
Segundo Nuna, entre as pautas tratadas pelos multiplicadores estava a questão da entrega de lâmpadas, dentro do projeto Eco-Troca. Ele informou que os supermercados Passarelli não participam mais do programa, porém os supermercados Nova Estrela continua recebendo as lâmpadas usadas normalmente.
"É importante que a população continue entregando as lâmpadas nos postos de coleta do Nova Estrela porque elas são poluentes e o projeto é uma vitória da sociedade, em defesa do meio ambiente", frisou Nuna.