Veículos de Comunicação

3

Observatório de 7 de setembro - Os bastidores da política em TL

CARAPUÇA
Embora não tenha sido citado por esta coluna, o vereador Antônio Empek Júnior, o Tonhão (PPS), mostrou-se indignado com a nota publicada no Observatório, na edição do jornal de sábado, a qual diz que um cidadão publicou no twitter que existe vereador que ganha, só de diárias, o que recebe um secretário da Prefeitura. Será que a carapuça serviu para Tonhão, que não foi citado em momento algum?

DIÁRIAS
Ainda durante a sessão de ontem, Tonhão se mostrou bastante irritado com a publicação, e disse que existe um acordo para que cada vereador pegue por mês três diárias. Ele disse, inclusive, que basta acessar o Portal da Transparência da Câmara para constatar a concessão de diárias pela Mesa Diretora. O que talvez o vereador não saiba é que o portal entrou no ar há pouco tempo, e não constam todos os dados desse ano e dos anos anteriores. 

ACORDO
O vereador Fernando Milan (PMDB), por sua vez, disse que não participou de nenhum acordo sobre a quantidade de diárias a que cada vereador tem direito, mensalmente. “Ouvi um comentário sobre esta questão, mas nem sei se existe esse acordo, até porque não dá para precisar se o vereador vai necessitar de diárias em determinado mês”, disse Milan. Só para lembrar, do início deste ano até julho, o vereador Tonhão, por exemplo, utilizou 13 diárias que importam no valor de R$ 13.011,56, conforme dados fornecidos pelo Ministério Púbico, que requisitou informações quando o Portal Transparência ainda não estava no ar.

POLÊMICAS
As sessões do Legislativo estão cada dia mais polêmicas. Por ser um ano que antecede as eleições municipais, há quem acredite que as próximas sessões serão ainda mais acaloradas.

JUPIÁ
O vereador Nuna solicitou a construção de uma ciclovia no trecho da avenida Ponta Porã até o Jupiá. Já o vereador Fernando Milan pediu ao Departamento de Trânsito que proíba a circulação de carretas no bairro, em razão das ruas serem estreitas.

CICLOVIA
Ainda sobre ciclovia, um cidadão comentou que a Prefeitura, em vez de estreitar as ruas da cidade para pavimentá-las, poderia construir ciclovias no trecho que fica destinado para o morador aumentar as calçadas.

 MOÇÃO
Na sessão de ontem, o vereador Tonhão apresentou Moção de Pesar aos familiares do Dr. Emilio Massimino Neto, engenheiro e presidente do Partido Verde, em Três Lagoas, que faleceu, prematuramente, vítima de insidiosa moléstia, no último domingo.
 
DESEJO
O desejo do vice-presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Gilmar Garcia Tosta, é de que o PT lance candidato próprio à prefeitura de Três Lagoas, mas reconhece que, hoje, o partido não tem um nome com densidade eleitoral suficiente para enfrentar Ângelo Guerreiro e Márcia Moura.

CAÇAMBAS
Algumas caçambas de empresas que recolhem entulho de construção não estão devidamente sinalizadas, por isso aumenta consideravelmente o risco de acidentes. Para se ter uma ideia, na rua João Silva, no centro da cidade, há uma cuja pintura praticamente já desapareceu, além de não ter nenhuma faixa refletiva. Falta fiscalização!

TWITTER
Palavras do senador Delcídio do Amaral no twitter: “Há políticos que, para conversar, só com testemunha. Dependendo da conversa, só com registro em cartório”. Se o senador, que está no meio político há muitos anos, afirma isso, com certeza sabe do que está falando.

MOTOCICLETAS
A Polícia Militar de Três Lagoas recebeu, na manhã de ontem, quatro novas motocicletas. A entrega foi realizada, em Campo Grande, pelo governador André Puccinelli (PMDB).