Veículos de Comunicação

Balanço Da Casa

Oito deputados federais venceram eleições em cidades neste domingo

Número é pouco superior a 11% dos 71 parlamentares que disputaram a eleição

Apuração foi encerrada em todo o país antes das 23h (BR) - Divulgação/Agência Câmara
Apuração foi encerrada em todo o país antes das 23h (BR) - Divulgação/Agência Câmara

Deputados federais foram eleitos neste domingo (2) para comandar oito municípios, todos no interior. Em duas capitais, São Paulo e João Pessoa, os vices eleitos são parlamentares. Já outras 14 localidades, entre elas quatro capitais, terão deputados no segundo turno.

Os números são inferiores aos da eleição municipal anterior (2012), quando 15 deputados foram eleitos no primeiro turno e 18 disputaram o segundo turno.

Capitais
Em São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP) foi eleito vice na chapa de João Dória (PSDB), que venceu o pleito já no primeiro turno. Em João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB-PB) também saiu vitorioso como vice do prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD).

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, os maiores colégios eleitorais do País depois da capital paulista, parlamentares não conseguiram chegar ao segundo turno. Na capital fluminense, eram quatro deputados que concorriam a prefeito; na capital mineira, foram cinco.

No segundo turno, deputados seguem na disputa em quatro capitais: Cícero Almeida (PMDB-AL), em Maceió; Edmilson Rodrigues (Psol-PA), em Belém; Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), em Porto Alegre; e Valadares Filho (PSB-SE), em Aracaju.

Mandatos
Os parlamentares eleitos no primeiro turno e os que saírem vitoriosos no segundo turno deverão renunciar ao mandato de deputado federal, para serem diplomados e tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2017, para um mandato que vai até 31 de dezembro de 2020.

Ao todo, 71 deputados federais disputaram a eleição para prefeito neste domingo. Outros 10 foram candidatos a vice-prefeito. (Com informações da Agência Câmara)