As polícias Militar e Federal vão utilizar todos os seus efetivos no próximo domingo, dia 5, para evitar possíveis crimes eleitorais e garantir que o pleito transcorra tranquilamente em Três Lagoas. De acordo com o subcomandante da Polícia Militar, major Élcio Almeida, todos os órgãos de segurança pública estarão de prontidão para atuar no dia da eleição. Somente da Polícia Militar serão mais de 100 homens de plantão, segundo informou o subcomandante.
Almeida informou que, em todos os locais de votação, haverá a presença de policiais, bem como nas ruas da cidade. “Nas escolas vamos ter, no mínimo, dois policiais de prontidão para garantir a segurança dos mesários, bem como dos eleitores que vão votar. Além disso, vamos manter a segurança dos juízes e de todo o pessoal do Cartório Eleitoral, assim como teremos nas ruas da cidade viaturas circulando”, adiantou.
O subcomandante informou que os policiais estarão atentos a todas as situações que possam caracterizar crime eleitoral, como por exemplo, transporte de eleitores, o que é proibido, uma das maiores incidências registradas nas últimas eleições.A legislação prevê que as pessoas devem ir de livre e espontânea vontade votar. É claro que podem ir com seus veículos e levar a família. Transportar eleitor com a finalidade de agradar em nome de um candidato, configura crime eleitoral, alertou.
Somente a Justiça Eleitoral está autorizada a fazer o transporte de eleitor, como é o caso dos residentes na zona rural. Élcio enfatizou que a polícia estará à disposição da Justiça Eleitoral para garantir o direito de voto do eleitor e não para pressionar.
De acordo com o subcomandante, todas as pessoas detidas no dia da eleição serão encaminhadas para a sede da Polícia Federal de Três Lagoas. Nas últimas três eleições, a sede da PF tem sido utilizada para esta finalizada, diferente de alguns anos em que o Ginásio Municipal de Esportes serviu como “cadeião”. Élcio informou que vai haver um centro de triagem na PF e, somente em caso de flagrante delito eleitoral é que a pessoa pode ser presa no dia.
O delegado da PF, Daniel Coraça Junior, disse que, o período que antecede as eleições, por enquanto, está tranquilo, em Três Lagoas e na região. Segundo ele, estas eleições não se comparam ao volume de casos registrados em pleito municipal. Entretanto, alertou que a PF estará atenta e irá colocar todo o seu efetivo de plantão no próximo domingo para garantir que as eleições ocorram sem quaisquer incidentes. O delegado da PF ressaltou, que o código eleitoral elenca várias práticas como crime, porém os mais comuns são a prática de boca de urna e transporte de eleitor.
LEI SECA
Quanto a Lei Seca, período em que é proibida a venda de bebida alcoólica. O subcomandante da PM informou que, nas eleições deste ano a restrição terá um período mais curto, começa às 3h de domingo e termina às 17h.