O Parlamento do Mercosul (Parlasul) se reúne na terça-feira (10), em sua primeira sessão do ano, para eleger o novo presidente, os integrantes da Mesa Diretora e os presidentes das comissões. A presidência será ocupada neste semestre pela representação do Paraguai. O atual presidente é o deputado brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR).
A reunião ocorrerá às 15 horas, na sede do Parlasul, em Montevidéu. Outros temas poderão entrar na pauta da sessão.
Venezuela e composição
Entre os assuntos que voltarão a ser discutidos neste ano pelo Parlasul estão os critérios para definição do número de integrantes do Parlamento e o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul.
O protocolo já foi confirmado pelos parlamentos da Argentina, do Uruguai e da própria Venezuela. No Brasil, a matéria já passou pela Câmara dos Deputados e precisa, agora, da aprovação do Senado.
Em relação ao número de representantes do Parlasul, a proposta do Brasil é que o País tenha 75 representantes; a Argentina, 33; o Paraguai e o Uruguai, 18 cada um; e a Venezuela, 27, totalizando 171 parlamentares. Atualmente, cada um dos quatro países têm 18 representantes. A Venezuela, que está em fase de adesão, tem 9 representantes.
O Paraguai tem defendido a manutenção de 18 parlamentares para cada país, em um total de 90.