O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pretende realizar visita oficial ao Brasil, participando da solenidade que marcará a ativação do Trem do Pantanal, ligando os municípios de Campo Grande e Miranda, em Mato Grosso do Sul. O convite foi feito pessoalmente pelo governador André Puccinelli, na última terça-feira (17), em Assunção, em audiência que durou uma hora. Na oportunidade, ele vai se encontrar com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que já confirmaram presença como passageiros da primeira viagem, programada para o dia 8 de maio. Há quase duas décadas sul-mato-grossenses sonham com esse dia.
O anúncio da visita do presidente paraguaio, sinaliza como sendo o primeiro passo da concretização do projeto do ramal ferroviário, ligando a cidade de Ponta Porá até Concepcion. Na audiência com o Lugo, o governador André detalhou o projeto da Ferroeste, que numa primeira etapa vai ligar Maracaju até o porto de Paranaguá (PR).
"No Brasil, esse ferrovia que até então envolvia interesses dos governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, ganhou simpatia do presidente Luis Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Roussef e passou a ser um projeto nacional. Já conseguimos a garantia de recursos federais para viabilizar essa obra", informou André ao presidente paraguaio.
As informações econômicas trazidas pelo governador de Mato Grosso do Sul animaram Fernando Lugo, que já prevê investimentos de infraestrutura nas regiões que fazem divisa com Mato Grosso do Sul. A possibilidade do Paraguai contar com uma logística de transporte mais eficiente, ligando Concepcion com a malha férrea de Mato Grosso e do Paraná, por meio de uma ferrovia, abriu horizontes promissores para economia do Paraguai. "Nós sabemos que os governadores brasileiros são os responsáveis pela integração prática visando realização de ações que garantam o desenvolvimento de ambos os países. Essa reunião é um exemplo disso", afirmou o presidente.
Eduardo Santos, embaixador do Brasil no Paraguai, que ocupa o cargo no país vizinho há 3 meses, destacou que a construção de uma ferrovia até Concepcion, vai mudar o perfil econômico daquele município. "Essa iniciativa do governador é fundamental para realizar ações concretas que garantam o desenvolvimento econômico dos dois países. Não tenho dúvida que o presidente paraguaio fará de tudo para que essa obra torne-se uma das prioridades em seu governo. Por parte da embaixada, o governador pode contar com nosso apoio para que isso se concretize o mais cedo possível", destacou Eduardo Santos.