Veículos de Comunicação

3

Parlamentar é suspenso 3 dias por fazer gesto obsceno em plenário no Canadá

Abel LeBlanc ofendeu adversários políticos e não pediu desculpas

O parlamentar canadense Abel LeBlanc levou uma suspensão de três dias depois de ter feito um gesto obsceno em plenário na quinta-feira (11).

A punição foi pedida pelo Partido Liberal, ao qual o próprio LeBlanc pertence, e pelos Conservadores Progressistas, segundo a TV pública canadense.

O período da punição foi definido pelo presidente do Congresso, Roy Boudreau. Ele afirmou que o deputado vai perder o seu salário relativo aos três dias.


LeBlanc foi retirado do recinto durante a sessão porque não quis pedir desculpas por seu gesto e também por sua linguagem inadequada.

Ele mostrou o dedo médio para a bancada dos Conservadores Progressistas depois de ter acusado a deputada Margaret-Ann Blaney de "mentir" ao falar sobre outro deputado. Ele não entrou em detalhes sobre quais seriam as supostas "mentiras".

Ele logo mostrou a mão para outros deputados e dirigiu-se de maneira agressiva a eles, praticamente "chamando para a briga" enquanto era retirado.

O premiê Shawn Graham disse que a atitude de LeBlanc foi "totalmente inaceitável", mas não esclareceu se o Partido Liberal vai puni-lo.