O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Juan José Dominguez, propôs nesta terça-feira (20) à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) a organização de uma reunião, a ser realizada possivelmente em fevereiro, para discutir as potencialidades das hidrovias que cortam os países integrantes do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Segundo relatou a senadora, a proposta foi feita a ela porque Mato Grosso do Sul, o estado que representa, faz fronteira com o Paraguai, a oeste, pelo Rio Paraguai, e com São Paulo, a leste, pelo Rio Paraná.
Marisa Serrano disse o presidente do Parlasul quer que os parlamentares conheçam melhor as barcaças utilizadas para o transporte de carga, quais os bens transportados, o tipo de vegetação existente às margens dos rios, os tipos de peixes e as potencialidades das hidrovias, que permitem um transporte de baixo custo.
A senadora destacou que, no Rio Paraguai, descem de Corumbá barcaças cheias de minério que chegam até à bacia do Rio da Prata, indo então "para o mundo".
– A proposta é saber que tipo de contribuição esses rios estão dando para a integração e, principalmente, que riquezas estão transportando – acrescentou Marisa Serrano, para quem o conhecimento poderá resultar em medidas para a melhoria do transporte hidroviário na região.