Nove partidos políticos deixaram para última hora e não conseguiram fazer o registro dos nomes para concorrer às eleições proporcionais em Três Lagoas. O prazo terminou às 19h da última quinta-feira. Ao todo, esses partidos devem lançar 71 candidatos a vereador.
Os partidos que não conseguiram foram os seguintes: PPS (8 candidatos), PRB (19), PMN (3), PSC (3), PTB (2), PTN (1), PSL (2), PSDB (18) e PDT (15). Apesar de terem perdido o prazo, esses partidos ainda podem registrar as candidaturas. Entretanto, conforme prevê a legislação eleitoral, os registros devem ser feitos individualmente por cada candidato.
O prazo para que cada um comece a procurar o Cartório Eleitoral começa a valer a partir das 18h de domingo, e se estenderá até a terça-feira, às 18h. Conforme a legislação eleitoral, quando ocorre esse tipo de problema é dado um prazo de 48h para que cada candidato registre a sua própria candidatura. No entanto, a coligação prevalece de acordo com o que foi definido em ata da convenção partidária. Por esse motivo, os representantes de partidos de Três Lagoas afirmam que não deve haver problemas em relação às alianças já definidas.
Alguns representantes de partidos assumiram parte da culpa uma vez que deixaram para fazer o pedido de registro das candidaturas no último dia. Entretanto, alegaram que um dos fatores que contribuiu para essa situação foi a dificuldade para acessar o novo sistema no site do Tribunal Superior Eleitoral para lançar todos os dados dos candidatos, como declaração de imposto de renda, comprovante de escolaridade, número dos documentos pessoais, certidão negativa, dentre várias outras informações.
Depois desse processo, imprime-se o registro das candidaturas e, de posse de todos os documentos dos candidatos, entrega-se o disquete com todos os dados do processo no Cartório Eleitoral.
CERTO
Até o momento, constam as candidaturas dos candidatos do PMDB, PRP, PT, PSD, DEM, PSDC, PHS, PCdoB, PP, PTC, PSB e PV.