A legislação eleitoral determina que 30% dos candidatos a vereador sejam do sexo feminino, entretanto, os partidos em Três Lagoas encontram dificuldades para cumprir a lei. Para se ter uma ideia, o bloco partidário formado pelo PPS, PHS, DEM, PSDC e PCdoB vai lançar apenas duas mulheres nas eleições deste ano.
Na noite de ontem, os cinco partidos que compõem o bloco realizaram as suas convenções partidárias. O evento foi realizado no Centro Cultural, das 19 às 21h. O PV fazia parte do bloco, e deveria lançar uma mulher para completar a chapa de vereadores, mas a comissão provisória do Partido Verde em Três Lagoas foi destituída e a agremiação obrigada a apoiar a pré-candidatura de Ângelo Guerreiro.
Os cinco partidos formaram um chapão e lançam nesta eleição 26 candidatos a vereador. Do PPS, são 8; do PHS 3; do PCdoB, 1; e do DEM, 13. As duas mulheres pertencem aos Democratas.
Conforme a legislação eleitoral, na proporcional, a coligação pode lançar até 34 candidatos, sendo que 30% das vagas devem ser destinas às pessoas do sexo feminino, e caso não consiga o número exigido de candidatas, as vagas não podem ser preenchidas por homens. Por esse motivo, o bloco partidário lançou apenas 26 candidatos.
A expectativa dos representantes das agremiações que compõem o bloco é de que a coligação possa eleger até três vereadores, com a obtenção de aproximadamente seis mil votos.