Veículos de Comunicação

3

Partidos não cumprem acordo e bloco partidário se rompe

PSB e PSDSB não estariam falando a mesma língua que PPS e DEM

Apoio do PPS, DEM, PPL à reeleição da prefeita Márcia Moura foi anunciado em coletiva, realizada ontem a noite -
Apoio do PPS, DEM, PPL à reeleição da prefeita Márcia Moura foi anunciado em coletiva, realizada ontem a noite -

O bloco partidário formado pelo PPS, DEM, PSDB e PSB rompeu o acordo firmado no ano passado de que a decisão sobre o apoio na majoritária seria tomada em conjunto. Um documento, inclusive, foi assinado no início da formação do bloco, mas nem assim o acordo foi cumprido. Na noite de ontem, o PPS e o DEM anunciaram a saída do bloco e apoio à reeleição da prefeita Márcia Moura (PMDB).

Segundo o presidente diretório municipal do DEM, o vereador Celso Yamagut e o vice-presidente do PPS, Milton Gomes Silveira, o rompimento do bloco ocorreu em razão do PSDB e PSB estarem tomando decisões isoladas. De acordo com eles, o PPS e o DEM não foram convidados para participar de uma reunião que aconteceu com o PSD, com o pré-candidato a prefeito Ângelo Guerreiro.

Conforme Milton, esse foi um dos motivos para o rompimento com o bloco. Além disso, segundo ele, as negociações com o PSD já estariam em estágio avançado. “Os partidos já não estavam falando a mesma língua. A ideia do bloco era conversar com os dois lados [PSD e PMDB]”.

O bloco foi formado ainda com o objetivo de que a indicação do vice na chapa majoritária teria que ser discutida com os quatro partidos. Entretanto, conversas isoladas sobre isso já vinham acontecendo [sobre secretarias e indicação do vice]. Por esse motivo, na noite de terça-feira, o PPS e o DEM reuniram-se com os representantes dos diretórios e com os pré-candidatos e decidiram o novo rumo a ser seguido. Sem dar detalhes, a presidente do PSDB, Fátima Montanha, disse ao Jornal do Povo que ficou surpresa com a decisão.

REUNIÃO
Na noite de ontem, o PMDB anunciou, durante coletiva imprensa, que o PPS, DEM e PPL passariam a integrar o arco de alianças em apoio à reeleição da prefeita Márcia Moura. O evento foi realizado na casa da prefeita e, logo após, o anúncio foi feito em ato político na Câmara Municipal. Com isso, o PMDB já conta com o apoio de 12 agremiações.

Segundo o presidente do diretório municipal do PMDB, Eduardo Rocha, a intenção é chegar aos próximos dias com o apoio de 15 partidos. Ele informou que as conversas com o PSDB e PSB também estão em estágio avançado.

O evento contou com a presença do presidente regional do PPS, Atayde Nery, do vice-presidente do DEM, Luiz Akira, que na ocasião representou o presidente regional do partido, e também com o presidente local do PPL.

Tanto Celso quanto Milton disseram que apoiar a reeleição da prefeita Márcia Moura é o melhor caminho a ser seguido. “A Márcia tem raiz na cidade e se houver uma tempestade não há a possibilidade de ela cair”, destacou Milton Silveira.