Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Perfuração do “Poção” atinge 675 metros de profundidade

Obra solucionará o precário abastecimento de água do município

Prefeito e secretário de Obras visitaram a obra - Divulgação
Prefeito e secretário de Obras visitaram a obra - Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 17, o prefeito Robinho Samara e o secretário de Obras, Rafael Alexandre Faria, estiveram na obra de perfuração do Poço Tubular Profundo, conhecido como “Poção”, de responsabilidade da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e constataram que a perfuratriz – equipamento que escava a terra – atingiu 675 metros.

Nelson Gonçalves de Oliveira, geólogo da empresa responsável pela obra, EBS-Perfurações, acompanhou prefeito e secretário para mostrar o andamento do serviço. Segundo ele, o “Poção” terá 1.100 metros de profundidade e, com a velocidade em que trabalham, a previsão é que em dois meses alcancem o limite. Amostra do solo é coletada a cada dois metros de profundidade.

A obra solucionará o precário abastecimento de água do município. A perfuração ocorre nas proximidades da Caixa D’água da Sanesul e a água será retirada do Aquífero Guarani – maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Ela foi solicitada ao Governo do Estado pelo prefeito que viu a urgência do serviço, pois há 13 anos a população de Aparecida do Taboado sofre com a falta de água, devido a pouca pressão.

“A última Estação de Tratamento de Água foi construída em 1989. Aparecida do Taboado já estava em alerta para a falta de água há anos, devido o seu crescimento a passos largos. Em breve não faltará mais água e o cidadão terá uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse.

Serão favorecidos os bairros Chácara da Boa Vista, Jardim Brandini e Jardim Primavera e os novos loteamentos. Estes bairros são localizados na parte alta da cidade que têm dificuldade com a pressão da água.