Pesquisa Ibope divulgada na última segunda-feira aponta empate técnico entre os candidatos que disputam o governo do Mato Grosso do Sul. De acordo com o levantamento, Reinaldo Azambuja, do PSDB aparece com 51% das intenções de voto, enquanto que o senador Delcídio do Amaral, do PT, tem 49% da preferência do eleitorado sul-mato-grossense.
Levando em consideração a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais, ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, segundo o Ibope. Esse é o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno das eleições para governador do Estado.
Votos brancos e nulos somam 7%, e 3% dos entrevistados não souberam responder em quem vai votar para o governo do Estado nesse segundo turno.O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios do Estado, entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) sob o protocolo MS-00065/2014.
REJEIÇÃO
O Ibope analisou também o quesito rejeição. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, e 35% não escolheria Delcídio do Amaral para ser o próximo governador do Mato Grosso do Sul. A pesquisa apontou que 16% poderiam votar em ambos e 15% não souberam responder.
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 45% dos entrevistados, Delcídio sairá vitorioso e 44% acreditam que Reinaldo Azambuja será o próximo governador, e 1% não souberam responder.
PRESIDENTE
O instituto ouviu também a opinião dos eleitores do Mato Grosso do Sul a respeito dos candidatos à presidência da República. Conforme o levantamento, 55% dos entrevistados no Estado disseram que vão votar no candidato do PSDB, Aécio Neves e 45% em Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, o candidato tucano foi o mais votado entre os presidenciáveis no Estado.
AVALIAÇÃO
O Ibope divulgou também a avaliação que os eleitores fazem do governo de André Puccinelli em Mato Grosso do Sul.De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados afirmaram que consideram ótima e boa a administração peemedebista. Já 30% consideram o governo regular e 9% ruim ou péssimo e 3% não souberam responder.