A maioria dos jovens americanos não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai se reeleger nas eleições deste ano. Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Harvard nesta sexta-feira (13), 36% dos americanos entre 18 e 29 anos acha que Obama vai perder a eleição, enquanto 30% acredita que ele ainda tem chances.
No entanto, de acordo com os dados divulgados pelo jornal da universidade, Harvard Gazette, a pesquisa não mostra Obama atrás de nenhum de seus concorrentes diretos à Casa Branca.
Segundo a pesquisa do IOP (Instituto de Política, na sigla em inglês) de Harvard, o candidato republicano Mitt Romney é a maior ameaça para a reeleição presidente, marcando 26% das intenções de voto entre os jovens americanos. A mesma pesquisa mostra Obama como a escolha de 37% dos entrevistados.
EUA estão “na direção errada”, dizem jovens.
O estudo também descobriu que 32% dos jovens americanos vêm acompanhando as demonstrações do movimento Occupy Wall Street, que em 2011 levou milhares de americanos às ruas para protestar contra o sistema financeiro e a crise econômica.
Além disso, a pesquisa revela que 52% dos jovens entrevistados acreditam que os EUA estão “indo na direção errada” na economia e na política. Apenas 12% dos ouvidos disseram que o país está “na direção certa”. Em 2011, a mesma pesquisa mostrava que 20% dos jovens acreditava que o país ia bem.
Segundo o diretor do IOP, Trey Grayson, a pesquisa “mostra que os jovens estão cada vez mais preocupados com o rumo do país e a eficiência do governo”.
– Há uma oportunidade para todos os partidos e campanhas políticas em engajar essa geração. Quem conseguir isso irá maximizar seus resultados nas eleições de 2012.
A pesquisa ouviu 2,028 jovens americanos com idades entre 18 e 29 anos entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro de 2011. Conduzida pelo IOP de Harvard, considerada a melhor universidade do mundo, a margem de erro é de 2.2% para mais ou para menos.