Veículos de Comunicação

3

Petrobras implanta Fórum Regional do Priminp

Vocações por serviços e produtos serão mapeadas através do Prominp

Lançamento do fórum aconteceu no anfiteatro da UFMS -
Lançamento do fórum aconteceu no anfiteatro da UFMS -

Na manhã de ontem, foi realizada a abertura do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) do Mato Grosso do Sul. O objetivo do fórum é mapear as vocações existentes no município para dar suporte e atender às demandas por bens e serviços no setor de petróleo e gás natural, em especial as demandas da Unidade de fertilizantes Nitrogenados (UFN III) da Petrobras, em fase de instalação, bem como as da Usina Termelétrica Luiz Carlos Prestes, já em operação na cidade.

O Fórum Regional aconteceu no Campus I da UFMS e contou com a presença do diretor executivo do Prominp e assessor da presidente da Petrobras, Paulo Alonso, da prefeita Márcia Moura, do superintendente do Sebrae, Cláudio George, e da representante da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiemes), Elaine Coutinho. O evento foi prestigiado ainda pelo presidente da Associação Comercial, Vanderlei Duarte, vereadores, empresários, entre outros.

O diretor-executivo do Prominp explicou que os empresários, assim como os prestadores de serviços de Três Lagoas e de outras cidades do Estado terão oportunidade de serem fornecedores de bens e serviços, tanto para a unidade de fertilizantes quanto para a usina termelétrica. Ele informou que já existe uma demanda nessa fase de construção da fábrica de fertilizantes e que continuará existindo quando a unidade estiver em operação também. “É importante que o município capitalize esses empreendimentos como oportunidades de emprego e geração de renda. É uma relação em que ganha o empreendedor e o município”, destacou.

DEMANDA
De acordo com Paulo Alonso, a gama de serviços que serão necessários para atender à demanda da unidade de fertilizantes é muito grande, por isso a necessidade do Fórum para mapear as vocações. Ele adiantou que Três Lagoas não deve conseguir atender a todas, mas adiantou que elas podem ser conseguidas nos demais municípios do Estado, como é o caso de Brasilândia, cidade que fica próxima ao empreendimento.

Os projetos dos interessados em serem fornecedores dos empreendimentos da estatal serão encaminhados ao Fórum pelas entidades representativas da indústria e do comércio local que compõem o comitê regional. A comissão é composta por técnicos da Petrobras, da Fiems, do Sebrae e da associação comercial, entre outras entidades e instituições que farão a análise dos projetos.

No ano passado, foi firmado um convênio entre a Petrobras e o Sebrae com a finalidade de promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia da região. Neste ano, foi realizada uma pesquisa para identificar as oportunidades de negócios geradas a partir dos investimentos da estatal na região, especificamente das demandas vinculadas à construção da UFN- III e da operação e manutenção da usina termelétrica.

No levantamento, foram identificados e priorizados os principais segmentos de fornecedores a partir das demandas vinculadas às duas unidades da Petrobras. O estudo identificou ainda os segmentos de fornecedores vinculados às necessidades da população residente e visitante em Três Lagoas e região.

SERVIÇOS
Durante o evento de ontem, foram apresentadas novamente algumas das demandas necessárias para atender aos empreendimentos da estatal. Entre elas estão: fornecimento de água mineral, ferramenta industrial, equipamento individual, material gráfico, jardinagem, monitoramento ambiental, manutenção de máquinas e serviços, de fornecimento de uniformes, locação de veículos, bem como na área de cozinha industrial e lavanderia, entre outros.