A Polícia Militar Ambiental da cidade de Campo Grande autuou nesta quarta (9) a empresa, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BEBIDAS FUNADA LTDA.
Os policiais foram até a empresa no INDUBRASIL, em virtude de denúncia de que havia vazamento de amônia na fábrica de refrigerantes. No local, os policiais verificaram o vazamento de amônia e que havia escorrido material pela galeria pluvial.
O Corpo de Bombeiros que estava no local já havia atendido aos funcionários que passaram mal e levado alguns ao hospital. Ao checar as autorizações ambientais, os policiais militares ambientais verificaram que a empresa só tinha licença de instalação e não tinha licença ambiental de operação, portanto, não poderia estar funcionando.
Diante dos fatos, a PMA efetuou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ de 50.000,00. As atividades também foram interditadas até a legalização, junto ao órgão ambiental competente. Caso a empresa volte a funcionar sem a licença de operação, poderá ser multada novamente, por descumprir os termos de interdição.
Os responsáveis ainda responderão pelo crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente. A pena para este crime é de 03 a 06 meses de detenção.
Um técnico do IMASUL também esteve com os policiais ambientais no local e fará um laudo a respeito da possível poluição e possíveis danos ambientais que possam ter sido causados pela a amônia derramada. Se for confirmado dano ambiental por poluição a empresa será multada também por esta infração.