O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) aumentou de 146 para 159 o número de vereadores nas Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul. A variação se efetivou nos dias que antecederam o fim do prazo para filiação partidária das pessoas que almejam cargos eletivos no próximo pleito, que ocorreu no início de outubro passado.
Para o presidente estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, a evolução dos números do PMDB se justifica na confiança depositada nas lideranças políticas da legenda e na boa organização da qual o partido desfruta na atualidade.
Os 723 vereadores existentes hoje no Estado estão divididos entre 23 legendas. O número de prefeitos também evoluiu nos últimos meses, passando de 28 para 30 filiados com mandato no estado.
Nas outras esferas administrativas e legislativas o PMDB de MS conta com seis deputados estaduais, quatro federais e um senador da República. No executivo federal a legenda ocupa o cargo de vice-presidente com Michel Temer, ex-presidente do partido, além de cargos ministeriais.