A direção nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) determinou que os diretórios regionais realizem, até 30 de abril, congressos em todos os Estados para debater o tema: “Uma Proposta do PMDB para governar o Estado e o Brasil”.
O presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka, disse que soube da decisão no evento da posse da nova presidente, deputada Íris de Araújo Rezende Machado (PMDB-GO), mas ainda não foi comunicado oficialmente.
“Essa decisão foi tomada recentemente. Vou aguardar a comunicação oficial para saber como será esse evento, depois reunirei a executiva para marcar uma data”, disse Moka.
A presidente Íris Araújo deve estar presente. O PMDB se movimenta para chegar forte na eleição presidencial do ano que vem, em que é cobiçado pelos dois partidos que já sinalizam candidaturas: PT e PSDB.
Hoje, o PMDB é aliado ao PT em nível nacional. Mas uma ala do partido pende para o tucano José Serra, governador de São Paulo, enquanto algumas vozes isoladas defendem candidatura própria. Em Mato Grosso do Sul o partido vive uma indefinição atípica, relacionada às circunstâncias locais. Se tiver a garantia do apoio do PT à reeleição de André Puccinelli, o PMDB pode avalizar apoio ao PT em nível nacional. Caso contrário, pode apoiar Serra ou continuar em cima do muro.
3