Veículos de Comunicação

Eleições 2016

Políticos mudam de partido durante ‘janela’ aberta pela legislação

O período da “janela” vai até dia 18 de março

 - Arquivo/JP
- Arquivo/JP

Com a promulgação pelo Congresso Nacional de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a mudança de partido para ocupantes de cargos eletivos proporcionais, sem punições, vereadores de Três Lagoas e deputados estaduais do Mato Grosso do Sul aproveitam para trocar de partido. O período da “janela” vai até dia 18.
O vereador Gilmar Leite, o Gil do Jupiá, deixou o PSB, partido pelo qual se elegeu em 2012, e filiou-se ao PSD. Assim, a bancada da sigla passa a ter três nomes, com Jorge Martinho e Roberto Araújo. 

PMDB > PSDB
Depois de Gil, a vereadora Vera Helena também anunciou  sua saída do PMDB e o ingresso no PSDB. “Sem mágoas”, disse ela, durante elogios ao respaldo de tucanos para seu trabalho parlamentar, como do deputado estadual Ângelo Guerreiro – pré-candidato pelo partido – e o governador Reinaldo Azambuja.

A filiação de Vera e outras lideranças para o PSDB será no dia 11 deste mês. Outro com um pé no ninho tucano é o vereador Welton Alves, o Welton Irmão, que deve deixar o PRB

O ex-petista Gilmar Garcia Tosta filiou-se no PSB em 2015 e sofre uma ação por infidelidade partidária. Entre deputados, mudaram de agremiação Marquinhos Trad,do PMDB para o PSD; Mara Caseiro, do PT do B para o PSDB, com Maurício e Magali Picarrelli.