Os eleitores que pretendem votar em trânsito nas eleições 2022, poderão solicitar o serviço à Justiça Eleitoral do dia 18 de julho ao dia 18 de agosto. O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar.
Essa possibilidade pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos. Neste ano, o primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, caso tenha segundo turno, será no dia 30 do mesmo mês.
Os pedidos para votar em trânsito, devem ser feitos pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento oficial com foto. No momento da solicitação do voto em trânsito, o eleitor poderá escolher um local de votação nas capitais do Estado e nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
A Coordenadora de Cadastro de Logística de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Elizabeth Surround, explica as possibilidades do voto em trânsito. “Se o eleitor optar por votar dentro da Unidade de Federação do seu domicílio eleitoral, poderá votar para todos os cargos, entretanto, se escolher um local em uma Unidade de Federação diferente, só poderá votar para Presidente da República”, explica.
Em Mato Grosso do Sul, o voto em trânsito ocorrerá em dois municípios: em Campo Grande na sede do Sebrae e, em Dourados na sede da OAB/MS.